A promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2020 fez com que grande parte das empresas se preocupasse com o que deveria fazer para se adequar às novas regras, que zelam pelas informações dos clientes.
De acordo com a legislação, entre outras questões, a empresa precisa deixar muito claro ao cliente quais usos serão feitos de suas informações pessoais, o que se dá, em geral, por meio de um documento chamado política de privacidade.
Apesar de ser um termo jurídico complexo, muitos sites passaram a oferecer uma ferramenta chamada gerador de política de privacidade — mas será que apenas isso basta para se adequar à LGPD? A resposta é não. Leia o artigo para entender.
O que é um gerador de política de privacidade?
O gerador de política de privacidade nada mais é do que um software que, a partir do texto genérico comumente utilizado para dar origem ao documento de política de privacidade e dos dados da sua empresa, cria o seu próprio termo.
Não é ilegal usar esse tipo de ferramenta, mas é importante ter em mente que a base para isso é um texto genérico de política de privacidade. Empresas que tenham demandas muito específicas, que devem estar previstas no documento, precisam editá-lo. O ideal, sempre, é que uma política de privacidade seja estruturada por um especialista, após conhecer muito bem todos os processos internos da organização.
Usar o gerador de política de privacidade garante a adequação à LGPD?
Embora algumas pessoas se confundam e acreditem que basta oferecer no próprio site uma política de privacidade para se adequar à LGPD, isso não é verdade.
A lei é bastante robusta e detalhada e contém inúmeros pontos que devem ser atendidos, como, segundo a Serpro :
- identificar e organizar os dados pessoais (o que pode ser feito por meio de um mapeamento de dados);
- responder com agilidade às demandas do cidadão sobre seus dados;
- fazer análises de risco de vazamento de dados e adotar medidas para evitá-lo;
- estabelecer protocolos para lidar com eventuais vazamentos.
Deu para perceber que são muitos os detalhes que não podem ficar de fora, né? É preciso elaborar um plano de adequação à LGPD, mas não se preocupe. Sabemos que muito provavelmente você não tem equipe e nem horas disponíveis na sua empresa para se preocupar com isso.
Por isso, o ideal é contar com quem sabe fazer! A DPOnet oferece o serviço de adequação completa do seu negócio à LGPD. Acesse a página de benefícios para entender todas as vantagens da nossa solução e solicite o contato com um de nossos especialistas!
Gostou desse artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.