O Google Bard é uma IA poderosa que está ganhando destaque como concorrente do famoso modelo ChatGPT. Desenvolvido pela Google AI, ele absorve informações de diversos conjuntos de dados rotulados e, por meio de algoritmos avançados, aprende a associar padrões e significados às palavras e frases.
Neste artigo, você verá:
- como acessar o Google Bard;
- qual é a diferença entre o Google Bard e ChatGPT;
- quais são as possíveis aplicações dessa ferramenta;
- como ela pode impactar a proteção de dados.
Como acessar o Google Bard?
Acessar o Google Bard é muito simples, basta seguir os seguintes passos:
- abra um navegador da web e acesse o site https://bard.google.com/.
- se ainda não estiver logado, faça login na sua conta do Google;
- na próxima etapa, leia atentamente o termo de privacidade para entender as condições de uso;
- após concordar com o termo de privacidade, você já poderá digitar seus comandos para que o Google Bard forneça uma resposta ou execute uma ação.
Qual é a diferença entre o Google Bard e o ChatGPT?
Tanto o Google Bard quanto o ChatGPT são modelos de linguagem treinados em uma vasta gama de dados de texto e código, com habilidades que incluem a geração de texto criativo, tradução de idiomas e resposta a perguntas.
Entretanto, há algumas diferenças importantes entre eles. O Google Bard é treinado em um conjunto de dados de texto e código do mundo real, proveniente de fontes variadas como livros, artigos e a web. Por outro lado, o ChatGPT é treinado, principalmente, em um conjunto de dados de texto e código gerados por humanos.
Na prática, isso faz com que o Bard se destaque na tarefa de compreender e gerar texto de maneira coesa e informativa. Por outro lado, o ChatGPT tende a ser mais eficaz na elaboração de textos criativos e consiga manter conversas mais naturais. Isso faz com que o melhor uso de cada IA seja direcionado para contextos específicos.
Quais são as possíveis aplicações do Google Bard?
As possibilidades de aplicação do Google Bard são bastante diversas. Entre as tarefas em que ele pode ser aproveitado, podemos citar:
- auxílio na criação de diversos tipos de conteúdo a partir do entendimento de contextos complexos;
- tradução de idiomas de forma precisa e contextual;
- geração de respostas informativas sobre uma ampla gama de tópicos;
- compilação de notícias e informações de maneira coesa e fácil de entender, por meio da análise de fontes diversas.
A própria ferramenta fornece algumas dicas para usar suas funcionalidades da melhor forma possível:
- para obter respostas mais precisas e úteis, formule suas perguntas de maneira específica;
- comunique-se com o Bard da mesma forma que faria com outra pessoa e evite usar terminologias excessivamente técnicas, a menos que seja necessário;
- experimente diferentes abordagens e perguntas, pois isso contribui para o aprimoramento contínuo do modelo.
Quais são os impactos do Google Bard para o futuro das IAs?
A presença do Google Bard no mercado pode catalisar o desenvolvimento de novas aplicações de IA, pois oferece um novo nível de compreensão dessa tecnologia. Sua capacidade de gerar interfaces de usuário mais naturais pode tornar essas ferramentas mais acessíveis a um público diversificado.
Obviamente, o desenvolvimento deste tipo de ferramenta também traz implicações para a gestão de dados. À medida que esses modelos treinam em conjuntos de dados cada vez mais extensos, a privacidade de dados pessoais e sensíveis pode ser comprometida de diversas formas.
Os riscos potenciais associados ao uso desse tipo de ferramenta nas empresas inclui:
Vazamento de Dados Confidenciais | O compartilhamento de informações confidenciais da empresa pode resultar em vazamentos acidentais ou intencionais de dados sensíveis. |
Acesso Não Autorizado | Configurações de permissão inadequadas podem permitir acesso não autorizado a documentos e informações. |
Mineração de Dados | Empresas podem coletar e analisar dados sobre como as ferramentas são usadas, levantando preocupações sobre a privacidade dos dados de clientes e funcionários. |
Integração com Outros Serviços | Integração com outros serviços ou produtos pode resultar no compartilhamento de dados entre sistemas, aumentando o risco de exposição. |
Perda de Controle | Dependendo do armazenamento e gerenciamento de dados, pode haver o risco de perda de controle sobre os dados da empresa, especialmente se a ferramenta estiver na nuvem. |
Por isso, já há uma grande preocupação de especialistas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em entender como a coleta, o armazenamento e o uso de informações por IAs podem ser ajustados para garantir a segurança e a confidencialidade.
Para se aprofundar no tema, confira 5 possíveis perigos da inteligência artificial para a proteção de dados.
Gostou desse artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.