Se você está acompanhando as frequentes atualizações acerca de privacidade de informações pessoais no Brasil, com certeza está preocupado em como colocar a sua empresa em compliance com a LGPD, não é? E, entre todos os questionamentos que você deve ter visto sobre o assunto, deve estar se perguntando se precisa de um advogado especialista em proteção de dados.
Neste artigo, você vai tirar todas suas dúvidas sobre isso!
O que um advogado especialista em proteção de dados faz?
Um advogado especialista em proteção de dados é o profissional com pleno domínio da Lei e capaz de auxiliar as empresas no processo de adequação à LGPD. Sendo assim, ele atua de uma ponta a outra, fazendo o mapeamento de informações, elaborando políticas de privacidade, analisando riscos e até mesmo resolvendo eventuais casos na justiça.
Por este motivo, normalmente, ele é contratado para atuar como o Encarregado de Proteção de Dados (DPO ou Data Protection Officer) dentro da organização.
O problema, porém, é que alguns fatores podem atrapalhar essa aquisição para o seu negócio.
O principal deles é o alto custo exigido para manter técnicos desse calibre, uma vez que o grau de especialização e o conhecimento deles exigem grandes remunerações, além de todos os encargos trabalhistas.
Por este motivo, devido à falta de auxílio profissional e por não saber por onde ou como começar, a maioria das empresas tem adiado o processo de compliance com a nova Legislação.
Então como resolver este impasse?
Preciso contratar um advogado especialista em proteção de dados?
Antes de mais nada, precisamos ser muito honestos com você: de fato, não é todo negócio que precisa contratar um DPO, entretanto todas as companhias que atuam no Brasil precisam estar adequadas às novas regras e passar por esse processo com o auxílio de advogado especialista em proteção de dados evita muitas dores de cabeça para a sua equipe.
Porém, se contratar um profissional desses está fora de cogitação para o seu momento atual, existe um outro jeito de ter esse auxílio: o DPO as a Service, que é a terceirização desse serviço.
Observe que a empresa possui essas duas possibilidades, mas também a combinação desse profissional com a nossa solução seria o mundo ideal para a organização.
A DPOnet, por exemplo, é uma plataforma automatizada e intuitiva que atende às principais necessidades de empresas que estão em processo de adequação.
Conheça os recursos disponíveis na ferramenta:
Essa é uma solução que vai ajudar a colocar sua empresa em compliance com a LGPD tendo o auxílio de uma equipe multidisciplinar e, o melhor, com previsibilidade de caixa, já que a DPOnet funciona por assinatura e tem planos específicos para diversos segmentos de mercado e preços de acordo com o porte da companhia.
Veja mais motivos para contratar DPO com a DPOnet!
Gostou desse artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.