Recentemente, publicamos em nosso blog a notícia de que a Unimed Belém havia sofrido tentativa de ataque hacker na quinta-feira (13).
E agora, foi confirmado que de fato houve uma invasão e a instituição está sofrendo com a instabilidade em seu sistema.
Na quarta-feira (19), o grupo responsável pelo ataque hacker publicou na dark web informações que teriam sido roubadas durante o ataque contra a Unimed Belém.
Com cerca de 5,6 GB, os criminosos publicaram uma amostra de 12 arquivos compactados com documentos, segundo mostra publicação de Paulo Brito, da Ciso Advisor, em seu perfil no Twitter.
Instabilidade não agrada usuários
Com toda essa situação ainda em andamento, o problema acabou afetando os clientes e usuários do sistema da instituição, que já estão reclamando nas redes sociais sobre as falhas no atendimento. Os relatos começaram ainda na semana passada e continuam aparecendo em redes sociais como o Twitter.
Os clientes da empresa apontam e reclamam que o sistema está apresentando problemas como site fora do ar, impossibilidade de gerar boletos e atendimento.
Imagens publicadas no Twitter apontam que até mesmo o atendimento presencial na instituição foi afetado:
Conclusão
Como podemos observar, a segurança de dados não é brincadeira! Infelizmente não existe nenhuma solução que garanta 100% de proteção contra situações como essa, porém, empresas que seguem as boas práticas da LGPD na área da Saúde ficam menos vulneráveis e, pra isso, você pode contar conosco.
Manter-se atualizado(a) e estar em compliance com esta Lei são algumas formas de prever riscos. Para isso, sugiro que continue acompanhando os artigos e notícias aqui do blog.
Font: Tecmundo
Gostou dessa notícia?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.