Você deve ter notado que, recentemente, a maioria dos sites na internet começou a mostrar um aviso de cookies. Se você está estruturando a página da sua empresa agora ou quer atualizar um endereço web que já tenha, deve estar se perguntando se é necessário colocar esse banner também. Ou é uma coisa só de grandes organizações?
Ao longo desse artigo, vamos responder todas as suas dúvidas sobre essa questão. Continue lendo!
Por que colocar aviso de cookies no seu site?
O aviso de cookies em sites tem a função de informar ao usuário que os seus dados estão sendo coletados e podem ser utilizados pela plataforma ou pela empresa responsável pela página.
Essa é uma das adequações necessárias para entrar em conformidade com a LGPD, que exige transparência das empresas em relação à finalidade de uso desses dados e ainda estabelece uma série de bases legais — ou hipóteses — em que essas informações podem ser coletadas e tratadas.
Entre elas, uma das principais é o consentimento, quando o usuário declara, livre e explicitamente, que gostaria de compartilhar os seus dados. Então, quando a pessoa marca aquela caixa de “aceito” dentro do aviso, é isso o que está acontecendo. Portanto, todos os sites devem ter.
Mas por que isso é importante dentro do constante da Lei? Para entender melhor, vale relembrar o que são cookies.
O que são cookies?
Os cookies são arquivos de texto que “gravam” informações sobre o usuário no navegador, tornando-o identificável. Para que isso serve na prática?
Por exemplo, quando uma pessoa entra no seu e-commerce pela primeira vez e faz uma conta, ela provavelmente tem a opção de “lembrar de mim”. Isso serve para que, quando ela acessar a página de novo, não precise preencher os dados novamente.
Esses são os “cookies primários”, que armazenam dados na intenção de melhorar a user experience dentro daquele ambiente. Mas também existem os “cookies de terceiros”, que têm mais fins de publicidade.
Então, imagina que aquele indivíduo que fez a conta no seu e-commerce só olhou alguns produtos, chegou a colocar no carrinho, mas não fechou a compra.
Nesse contexto, o seu site, por meio dos cookies, consegue armazenar quais são os interesses e comportamentos daquele usuário. Isso facilita a segmentação dos seus anúncios, por exemplo, ou ajuda que outras marcas do mesmo segmento entendam que esse é um potencial cliente.
Depois de entender a complexidade do funcionamento dessa estrutura, você pode estar se perguntando o que um bom aviso de cookies deve conter, já que precisa ser sucinto, não é?
O que deve ter em um aviso de cookies?
Para ser eficaz e cumprir as exigências da LGPD, o aviso de cookies do seu site deve:
- informar, de maneira explícita e objetiva, como e porque a empresa está coletando os dados;
- explicar que o titular tem o direito de solicitar a visualização de quais dos seus dados estão sob controle da empresa a qualquer momento;
- disponibilizar links para o acesso aos documentos oficiais de Política de Privacidade, Termos de Uso da organização, entre outros.
Portanto, colocar esse tipo de aviso é necessário em qualquer página da internet, independentemente do tamanho e do nicho do portal.
Se você tem outras dúvidas sobre como entrar em conformidade com a lei, veja neste artigo o que fazer para se adequar à LGPD.
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