Aviso De Cookies — Preciso Colocar No Meu Site?

aviso-de-cookies-preciso-colocar-no-meu-site
4 minutos para ler

Você deve ter notado que, recentemente, a maioria dos sites na internet começou a mostrar um aviso de cookies. Se você está estruturando a página da sua empresa agora ou quer atualizar um endereço web que já tenha, deve estar se perguntando se é necessário colocar esse banner também. Ou é uma coisa só de grandes organizações?

Ao longo desse artigo, vamos responder todas as suas dúvidas sobre essa questão. Continue lendo!

Por que colocar aviso de cookies no seu site?

O aviso de cookies em sites tem a função de informar ao usuário que os seus dados estão sendo coletados e podem ser utilizados pela plataforma ou pela empresa responsável pela página. 

Essa é uma das adequações necessárias para entrar em conformidade com a LGPD, que exige transparência das empresas em relação à finalidade de uso desses dados e ainda estabelece uma série de bases legais — ou hipóteses — em que essas informações podem ser coletadas e tratadas. 

Entre elas, uma das principais é o consentimento, quando o usuário declara, livre e explicitamente, que gostaria de compartilhar os seus dados. Então, quando a pessoa marca aquela caixa de “aceito” dentro do aviso, é isso o que está acontecendo. Portanto, todos os sites devem ter

Mas por que isso é importante dentro do constante da Lei? Para entender melhor, vale relembrar o que são cookies. 

O que são cookies?

Os cookies são arquivos de texto que “gravam” informações sobre o usuário no navegador, tornando-o identificável. Para que isso serve na prática?

Por exemplo, quando uma pessoa entra no seu e-commerce pela primeira vez e faz uma conta, ela provavelmente tem a opção de “lembrar de mim”. Isso serve para que, quando ela acessar a página de novo, não precise preencher os dados novamente. 

Esses são os “cookies primários”, que armazenam dados na intenção de melhorar a user experience dentro daquele ambiente.  Mas também existem os “cookies de terceiros”, que têm mais fins de publicidade.

Então, imagina que aquele indivíduo que fez a conta no seu e-commerce só olhou alguns produtos, chegou a colocar no carrinho, mas não fechou a compra. 

Nesse contexto, o seu site, por meio dos cookies, consegue armazenar quais são os interesses e comportamentos daquele usuário. Isso facilita a segmentação dos seus anúncios, por exemplo, ou ajuda que outras marcas do mesmo segmento entendam que esse é um potencial cliente. 

Depois de entender a complexidade do funcionamento dessa estrutura, você pode estar se perguntando o que um bom aviso de cookies deve conter, já que precisa ser sucinto, não é?

O que deve ter em um aviso de cookies?

Para ser eficaz e cumprir as exigências da LGPD, o aviso de cookies do seu site deve:

  • informar, de maneira explícita e objetiva, como e porque a empresa está coletando os dados;
  • explicar que o titular tem o direito de solicitar a visualização de quais dos seus dados estão sob controle da empresa a qualquer momento;
  • disponibilizar links para o acesso aos documentos oficiais de Política de Privacidade, Termos de Uso da organização, entre outros.

Portanto, colocar esse tipo de aviso é necessário em qualquer página da internet, independentemente do tamanho e do nicho do portal. 

Se você tem outras dúvidas sobre como entrar em conformidade com a lei, veja neste artigo o que fazer para se adequar à LGPD.

Você também pode gostar

Deixe um comentário