Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, as empresas precisaram adaptar a sua forma de realizar a coleta de dados pessoais de clientes e leads — o que não quer dizer que não seja possível fazer isso. Leia o artigo para entender como adquirir essas informações de maneira legal e evitar as sanções administrativas previstas na lei.
Como a LGPD permite a utilização dos dados pessoais?
É importante entender que a Lei Geral de Proteção de Dados não impede a utilização de dados pessoais. Seu objetivo é zelar pelo direito de escolha dos titulares das informações, bem como minimizar o risco de vazamentos.
Para isso, é preciso garantir:
O consentimento do titular de dados
O titular dos dados deve atestar que está ciente de ceder os seus dados pessoais para sua empresa e com qual objetivo. Para isso, ele deve ter acesso à política de privacidade que deve ser direta a respeito de como essas informações serão utilizadas e tratadas.
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Que os dados não sejam utilizados de outra maneira, senão a autorizada
A utilização dos dados coletados deve seguir à risca o que foi estabelecido na política de privacidade e informado ao titular. Se um cliente, por exemplo, passou o telefone à sua loja com o único objetivo de receber informações sobre sua compra, ele não deve receber propagandas por esse meio.
A exclusão dos dados a qualquer momento, sob pedido
É preciso esclarecer ao indivíduo que ele ter cedido os seus dados em determinado momento não quer dizer que a empresa terá direito irrestrito sobre eles, mesmo para os objetivos previstos na política de privacidade.
Isso significa que ele deve ter ciência de seu direito de pedir a exclusão dos dados e a interrupção de sua utilização. Todo e-mail marketing, por exemplo, deve oferecer ao usuário a opção de ter seu endereço eletrônico excluído do mailing.
Essas medidas são importantes para garantir a autoridade do titular sobre seus próprios dados a qualquer momento e o direito de mudar de ideia sobre sua cessão.
O mapeamento e a proteção dos dados coletados
Por fim, para que sua empresa continue gerando leads por meio da coleta de informações pessoais em conformidade com a LGPD, é necessário realizar o mapeamento dos dados, além de elaborar e seguir uma política clara de gestão de risco que minimize as chances de vazamentos.
Sim: se a sua organização utiliza os dados dos clientes, ela é responsável por evitar que eles sejam acessados por outrem, seja via compartilhamento ou via vazamento.
Cumprir todos esses requisitos pode ser bastante complicado para um negócio que não tem experiência no assunto, e contratar uma equipe interna exige um investimento muito alto. Conheça uma alternativa muito mais eficaz e econômica no nosso artigo sobre por que a sua empresa precisa de uma plataforma LGPD.
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