A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020 e, a partir desse momento, escritórios de contabilidade buscam garantir a conformidade com a nova regulamentação.
Nesse sentido, é primordial proteger os dados sensíveis para LGPD, uma vez que eles estão sob a responsabilidade do escritório contábil. Neste artigo, vamos analisar maneiras para alcançar esse objetivo, evitando possíveis sanções e danos à reputação da empresa.
Boa leitura!
Qual é o objetivo da LGPD?
Um dos objetivos da LGPD é promover o uso responsável e ético dos dados dos clientes de qualquer empresa, bem como os dos usuários de serviços que necessitem da coleta de informações pessoais.
Sendo assim, mostrar clareza no tratamento desses dados é uma maneira de garantir o sucesso de organizações como um escritório de contabilidade, uma vez que essa atitude transmite confiança e credibilidade. Essa tarefa pode ser iniciada por meio da elaboração de um plano de adequação à LGPD.
Como os escritórios de contabilidade devem tratar a LGPD?
Os escritórios contábeis precisam utilizar técnicas de segurança administrativas em tarefas do cotidiano. Isso porque, diariamente, empresas do setor lidam com informações pessoais dos funcionários de diversos empreendimentos, seja para gerar folhas de pagamento ou outros documentos importantes.
Dessa forma, todos os colaboradores do escritório de contabilidade devem atuar em prol da proteção dos dados sensíveis para LGPD, como aqueles referentes à:
- origem étnica ou racial;
- convicção religiosa;
- opinião política;
- filiação a sindicatos;
- tendência política ou filosófica;
- saúde ou vida sexual.
Uma maneira de garantir a proteção dessas informações é contar com um DPO, um profissional com especialização jurídica ou conhecimento regulatório sobre a proteção desse tipo de dados.
Esse especialista pode ser contratado internamente ou terceirizado, desde que seja capaz de gerenciar os dados sensíveis para LGPD.
Leia também: LGPD Na Contabilidade — Como Se Adequar À Lei?
Como contratar um DPO para proteger dados sensíveis para LGPD?
Uma vez que não há, segundo a legislação, uma formação específica para atuar como DPO, o profissional dedicado a essa tarefa precisa ter conhecimento e entendimento completo das exigências da LGPD.
A maneira mais rápida, fácil e eficiente para que uma empresa inicie seu processo de adequação à LGPD é investir na contratação de um DPO as a service. Isso significa terceirizar o Encarregado de Dados, uma especialidade do DPOnet. Confira nossos diferenciais:
Receba todo o suporte necessário para que o seu escritório de contabilidade esteja em conformidade com a legislação: entre em contato com a DPOnet e assegure o tratamento correto dos dados sensíveis para LGPD!
Gostou desse artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.