Quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil, foi estabelecido que as empresas tinham até julho de 2021 para se adaptar às novas obrigações.
Como toda grande novidade, no entanto, a legislação gera muitas dúvidas aos mais diversos tipos de negócios e, mesmo algum tempo após o prazo final, são muitas as empresas que ainda não estão buscando a adequação..
Essa questão, no entanto, precisa ser resolvida: entre as sanções que podem ser aplicadas estão desde advertências até multas e proibição do exercício das atividades.
Neste artigo você aprende como adequar o seu escritório de contabilidade à LGPD para não correr mais riscos.
Como os escritórios de contabilidade são afetados pela LGPD?
Por lidar diretamente com dados sensíveis tanto de pessoas físicas como jurídicas, os escritórios de contabilidade são diretamente afetados pelas novas diretrizes da lei geral de proteção de dados.
O tipo de trabalho realizado por essa empresa é simplesmente impossível sem que esses dados sejam coletados. Portanto é necessário garantir transparência total ao cliente no momento em que eles são entregues, bem como realizar uma boa gestão de risco para evitar o seu vazamento.
Além disso, os clientes precisam expressar sua aprovação para o uso das informações e o escritório tem o dever de:
- informar para que esses dados serão utilizados;
- garantir que eles não serão disponibilizados a outrem, tampouco usados para qualquer outro fim que não o contratado.
Como adequar o escritório de contabilidade à LGPD
O primeiro passo para se adequar à lei é compreendê-la. O ideal é que o departamento jurídico do escritório tenha total entendimento sobre cada item, para entender todos os processos que devem ser adaptados.
- Leia também: Entenda a LGPD simplificada
É importante saber, ainda, que a LGPD determina que haja um profissional encarregado pela proteção dos dados. Ele também deve atuar como um mediador entre a empresa, o dono dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Além disso, ao abrir a lei você verá que são muitos os pontos que devem ser levados em consideração, o que costuma gerar muita preocupação. A boa notícia é que é possível contratar a DPOnet, que cuida de tudo para que sua empresa não tenha nenhum problema.
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