Por muito tempo, era comum que algumas empresas adotassem posturas e estratégias que beneficiassem apenas os seus próprios interesses. Esse cenário mudou, e agora a transparência é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio. Especialmente quando se fala no cuidado com as informações pessoais, seja de clientes, fornecedores, parceiros e até colaboradores, tornando a LGPD fundamental.
A Lei Geral de Proteção de Dados trata da privacidade e proteção dos dados pessoais dos usuários, também no ambiente on-line. A forma como as empresas devem coletar, armazenar e utilizar os dados que estão sob sua responsabilidade precisa mudar e, para que isso aconteça, é necessária uma transformação profunda nos processos e fluxos de trabalho.
Mas você sabe por que essa lei foi criada, quais são os seus objetivos e como ela modifica a realidade de empresas e usuários? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e adequar o seu negócio. Confira!
O que é a LGPD?
Antes de saber como se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados, é fundamental saber, na prática, o que ela significa.
A LGPD foi criada para proteger os nossos dados pessoais do uso indevido pelas empresas para uso econômico, bem como para diminuir as falhas e problemas de segurança no armazenamento e processamento de informações e dados coletados no ambiente físico e digital, incentivando melhores práticas internas.
Com o crescimento cada vez maior do número de usuários usando a internet e de empresas utilizando recursos tecnológicos para as suas tarefas no dia a dia — seja para o trabalho, seja para uso pessoal —, se tornou necessário garantir um maior controle sobre tudo o que passa diariamente pelas mãos de uma empresa. Afinal, quem quer o seu endereço de e-mail, CPF ou conta do banco expostos?
Agora, de acordo com a LGPD, toda e qualquer empresa, qual seja seu segmento e porte, que trate dados pessoais para fins econômicos, deverá estar adequada!
O que motivou a sua criação?
Como todas essas questões envolvendo o ambiente digital ainda são muito recentes, não existia um parâmetro a ser seguido por parte das companhias. Dessa forma, a LGPD chegou para proporcionar um ambiente digital mais seguro para todas as partes: usuários e negócios. Na prática, todos se beneficiam, já que as organizações também aumentam a sua proteção e evitam a exposição de informações privadas.
Um exemplo prático de como a LGPD funciona é o armazenamento de dados e informações na internet. Antes dessa lei, o usuário tinha pouco — ou nenhum — poder sobre a forma como os seus dados eram utilizados. Com a nova regulamentação, todas as empresas precisam informar quando e como armazenam as informações, além da exigência de consentimento por parte do usuário, nos casos em que for necessário.
Qual é a importância de se adequar à LGPD?
Mas por que a sua empresa deve entrar em conformidade com a LGPD? Um dos motivos é muito simples: qualquer companhia que queira se destacar dentro de um ambiente tão competitivo precisa seguir todas as regras e regulações da sua área. Isso é um passo básico que garante a proteção da organização de multas e outras penalidades que podem prejudicar o funcionamento do negócio como um todo.
E a LGPD é uma dessas regulamentações, pois toda empresa que coleta dados pessoais para fins econômicos, devem se adequar a ela!
Mais do que isso, se adequar à LGPD significa fortalecer a sua credibilidade no mercado. Atualmente os consumidores não querem apenas produtos ou serviços de qualidade, mas também querem ter a certeza de que as empresas com quem se relacionam cuidam bem das suas informações. Um ativo tão importante nos dias de hoje, o cuidado com os dados é essencial para qualquer negócio.
Além disso, a LGPD beneficia o próprio funcionamento de uma empresa. Seguir as recomendações e práticas da nova regulamentação ajudam as empresas a trabalharem com as melhores práticas de mercado. Ou seja, garantir que processos internos da companhia sejam otimizados e melhorados. Além, é claro, de proteger um dos seus maiores bens, as informações de seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Quais são os impactos proporcionados pela LGPD?
Mas, na prática, o que muda com o surgimento da LGPD para empresas e usuários?
Maior segurança
O principal impacto causado pela LGPD no mercado é justamente oferecer maior segurança. Usuários e empresas têm maior garantia de que estão com todos os seus dados e informações mais protegidos, evitando problemas com a perda de dados sensíveis.
Redução de exposições e vazamentos
Poucas coisas são tão ruins para uma empresa — e para os usuários impactados — quanto o vazamento de informações. E um dos pontos que a LGPD consegue proporcionar é a mitigação rápida dos riscos e procedimentos de prevenção em casos de exposição de informações sensíveis por parte das empresas. Isso é fundamental para construir um ambiente muito mais seguro para todos os envolvidos.
Maior eficiência produtiva
Consequentemente, a LGPD também ajuda as empresas a melhorarem os seus processos internos. As melhores práticas de coleta, armazenamento e uso dessas informações garante uma maior eficiência estratégica. Seja para conhecer melhor os seus clientes, seja para utilizar melhor as informações ao seu alcance, tudo para otimizar o funcionamento da sua companhia como um todo.
A LGPD tem como principal objetivo, portanto, regulamentar o tratamento de dados pessoais que passam pelos sistemas de uma empresa e, assim, garantir as melhores práticas de segurança para assegurar que os usuários tenham a sua privacidade respeitada e os seus dados não sejam utilizados em ações indevidas e sem o seu conhecimento.
Agora que você já sabe como a Lei Geral de Proteção de Dados é fundamental para proporcionar maior segurança, que tal dar o próximo passo e entrar em conformidade com a LGPD? Entre em contato com a nossa equipe para saber como fazer isso de forma simples, rápida e 100% digital!