Já preparou o seu planejamento empresarial para o próximo ano? O ano de 2022 apresentou grandes desafios para as organizações que agora se veem diante de um período pós-pandemia e de incertezas econômicas. Muitas precisaram se renovar e promover uma grande transformação digital às pressas para sobreviver. Isso aconteceu por aí?
Por outro lado, neste período, algumas tendências do mundo empresarial ganharam ainda mais força, como o home office, a transformação digital que otimiza cada vez mais os processos e a nova cultura de proteção de dados cada vez mais presente e exigida no mercado e na sociedade.
E por este motivo que um planejamento empresarial para 2023 é importante, pois consegue alinhar expectativas e necessidades reais da empresa, além de deixá-la preparada para eventuais imprevistos financeiros e patrimoniais.
Então continue a leitura e confira algumas ações imprescindíveis para promover na sua instituição em 2023!
Veja 3 ações para incluir no seu planejamento empresarial do próximo ano!
Fazer um bom planejamento empresarial te ajudará a tomar decisões mais inteligentes para caminhar em direção ao sucesso. Para começar 2023 com o pé direito, é importante rever os números da organização, avaliar as novas expectativas do mercado e, com isso — claro —, definir metas e objetivos tangíveis.
Essa organização, certamente, auxiliará o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, a:
- encarar desafios com mais tranquilidade;
- identificar ameaças e oportunidades;
- elevar a produtividade
- melhorar processos e operações;
- entre muitos outros benefícios.
E se você está buscando a evolução do seu empreendimento, essas 3 ações abaixo não podem ficar de fora. É preciso se planejar para:
1. Adequação à LGPD
A pandemia da Covid-19 forçou muitas empresas a terem que migrar e investir no meio digital, o que demanda ainda mais atenção com a Lei Geral de Proteção de Dados, que regula as atividades de tratamento de dados pessoais.
A Lei foi publicada em 2018 e entrou em vigor em 2020, porém a compreensão e aplicação dos requisitos exigidos ainda é um desafio para muitas instituições, que estão sujeitas a sofrerem sérias penalidades por isso. O consentimento do titular dos dados é um dos pontos mais cruciais, mas há muitas outras garantias postas aos cidadãos para serem observadas na legislação.
Tendo em vista, que a digitalização é uma tendência, a cada dia, mais forte, presente e necessária, se adequar a LGPD é uma necessidade mais que urgente.
2. Reforçar a segurança dos dados
Muito se fala da necessidade de promover a transformação digital, certo? Mas, com isso, a preocupação com a segurança dos dados da sua organização deve ser redobrada. Sem dúvidas, esse é um ponto de extrema importância e que deve constar no seu planejamento empresarial para o próximo ano.
Não pense que vazamento de dados acometem somente grandes empresas, como o Facebook, por exemplo, que após figurar alguns escândalos, teve de pagar multas milionárias.
Tentativas de golpe no meio digital já se tornaram rotina e empresas de todos os portes têm sido vítimas desses ataques. As consequências são inúmeras, desde impacto nos lucros, perda de confiança dos clientes e até rigorosas penalidades ligadas à LGPD.
- Confira também o artigo sobre os 3 Pilares Da Segurança Da Informação!
3. Capacitar os colaboradores para o digital
Além de reforçar a proteção de dados e garantir que a empresa esteja operando em conformidade com a LGPD, é necessário instruir os seus colaboradores para compreender e atuar conforme todos esses trâmites.
Passar esse conhecimento para a equipe irá reforçar a cultura digital da organização e, certamente, evitará muitos prejuízos e situações desagradáveis.
Então, gostou das dicas de como se planejar para 2023? Que tal começar essa organização agora mesmo? Veja como elaborar um plano de adequação à LGPD.
Gostou desse artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.