A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, foi criada para proporcionar maior segurança para empresas e usuários dentro do ambiente digital. Mas são muitas as companhias e os profissionais que ainda não entenderam a importância de investir nas práticas que garantem a conformidade com a nova regulamentação. O entendimento da lei, portanto, se torna essencial.
O preço ou a qualidade mais alta de um produto ou serviço já não são mais fatores decisivos para uma conversão. O consumidor precisa confiar na marca, e isso se refere também aos cuidados e às práticas adotados internamente. A partir do momento em que ele apresenta dados do seu cartão de crédito, certamente espera que a companhia os proteja adequadamente, não é mesmo?
As mudanças, portanto, são complexas e não podem se resumir a um aviso no site ou a uma nota de rodapé. A cultura da organização precisa se adaptar, e, por isso, é essencial implementar algumas práticas de governança e conformidade para a aplicação da LGPD. Que tal se aprofundar no tema e entender como entregar mais valor para o seu cliente? Continue a leitura!
Qual é o impacto da LGPD nas empresas?
A LGPD representa uma mudança significativa na realidade das empresas. Sem nenhuma regulamentação ao longo de décadas, agora é necessário adotar várias ações e práticas que reforcem a segurança no ambiente digital de uma companhia. Dessa forma, é necessário revisitar todos os processos internos para ter a certeza de que a regulamentação está sendo respeitada.
Um trabalho que começa com a adaptação do processo de coleta e armazenamento de dados, que agora exige sempre a autorização do usuário, é um exemplo de como as coisas mudaram. Além disso, a LGPD para empresas implica também na forma como as companhias administram as informações coletadas, tudo para evitar exposições e vazamentos de dados sensíveis de seus clientes e da própria organização.
Quais setores são os mais impactados?
Todos os setores de uma empresa são diretamente impactados quando se fala em LGPD. Desde a área de Marketing para garantir que todas as informações das novas regulamentações estejam expostas até mesmo a equipe de Tecnologia da Informação e Segurança. Todos esses profissionais precisam conhecer e saber sobre o que se trata a Lei Geral de Proteção de Dados.
Sendo assim, é importante que todos estejam alinhados e entendam como é necessário modificar os processos internos. Um profissional que vai enviar e-mails para a sua lista de contatos, por exemplo, precisa saber se aqueles endereços de e-mail realmente autorizaram o seu uso. Ou seja, a LGPD para empresa afeta a estrutura inteira de uma companhia.
Quais são alguns dos cuidados que devem ser tomados?
Analisar e corrigir as políticas de segurança da informação
Antes de mais nada, a sua empresa deve analisar e corrigir tudo o que é feito atualmente no seu negócio em relação a segurança da informação. É basicamente o olhar interno para identificar eventuais erros, por exemplo, na forma de armazenamento ou utilização dos dados. Também é preciso analisar quais são as ações escolhidas para aumentar o padrão de segurança da base de dados da companhia.
Definir profissionais responsáveis pela LGPD
Como se trata de um processo muito importante, a LGPD para empresas implica também na presença de um profissional responsável por garantir que tudo seja feito como a regulamentação exige. Neste caso, se trata do Data Protection Officer (DPO), que tem como responsabilidade desenvolver e gerenciar todas as ações e políticas da empresa referente à nova regulamentação.
Analisar todos os contratos e parcerias com fornecedores
Uma das tarefas mais importantes ao pensar em LGPD para empresas é a relação com fornecedores e parceiros. Já imaginou se uma companhia não respeita as recomendações da nova regulamentação? Isso pode implicar na exposição de dados sensíveis da sua empresa e dos seus clientes. Analisar antigos contratos é uma forma de se proteger ainda mais para evitar punições.
Acompanhar mudanças e atualizações na LGPD
Outro ponto fundamental para garantir a implementação da LGPD em uma organização é o acompanhamento de mudanças e atualizações. Apesar de ser algo recente, isso não significa que não possa passar por eventuais correções e melhorias. Sendo assim, é essencial que a sua empresa esteja sempre acompanhando o que acontece de diferente na legislação e garanta a conformidade com as regras.
Quais os riscos de não seguir as orientações?
Para garantir a aplicação da LGPD para empresas, foi criado um órgão fiscalizador específico: a ANPD, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, responsável por acompanhar tudo sobre a implementação da nova legislação. Válida desde agosto de 2020, todas as empresas precisam se adequar ao novo funcionamento, caso contrário podem ser punidas.
Quem não cumprir as novas regras e regulamentações não vai perder apenas em credibilidade no mercado. As punições descritas no estatuto podem significar até mesmo 2% do faturamento anual de uma empresa. Ou seja, se tornar uma questão financeira também, que pode ser definitiva para organizações que não se adequarem ao novo funcionamento do mercado.
Em casos mais graves, a ANPD ainda pode suspender o uso do banco de dados de uma companhia. Todas as informações coletadas, armazenadas e utilizadas por empresas que não se adequaram à LGPD podem simplesmente ser suspensas. O que causaria um impacto não apenas financeiro, mas também de gestão, com muitos dados sendo fundamentais para o funcionamento das organizações.
A adequação da sua companhia à LGPD é uma necessidade. Para que isso aconteça, porém, é fundamental executar as práticas listadas acima, garantindo que toda a operação esteja preparada para atender às demandas da nova legislação. Ainda mais importante, é necessário garantir que os clientes possam confiar na sua organização, criando soluções ainda mais completas.
Além de um impacto significativo na implementação da LGPD, essas práticas contribuem para o seu negócio como um todo, seja para reduzir custos, seja para otimizar processos internos. A partir de uma gestão mais inteligente e prática das suas informações, fica mais fácil aplicar e entender estratégias que gerem resultados mais assertivos.
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