E vamos para mais um incidente envolvendo dados nas organizações de saúde.
Desta vez, o alvo de um ataque hacker foi a rede de laboratórios Upscience, sediada em Hortolôndia (São Paulo).
O incidente veio a público por meio de um informe publicado no Estado de São Paulo desta terça-feira, 12/07, onde detalha que o ataque aconteceu por meio de um acesso não autorizado aos sistemas, no qual foi identificado em ‘duas horas e neutralizado após o acionamento de nossos rígidos protocolos de segurança’.
Como um dos procedimentos de mitigação do incidente, o Laboratório seguiu as exigências da LGPD e acionou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, responsável por fiscalizar e averiguar casos como este, repassando toda a situação. O Laboratório assegura que não há indícios, até o momento, de ‘uso indevido dos dados pessoais acessados’.
Casos como este estão cada vez mais comuns nas empresas. E podemos ver o órgão responsável pela aplicação e fiscalização da LGPD bem ativo na averiguação do caso.
Mais do que nunca, deixar a empresa adequada a essa Lei, com todos os protocolos de segurança, prevenção e mitigação de riscos é imprescindível para acompanhar as melhores práticas do mercado e garantir a segurança dos titulares de dados.